Itens indispensáveis para uma caminhada que agrada a Deus.



Filipenses 3.12-16




Uma das coisas mais fascinantes na caminhada cristã, é o fato de que Deus nos ordena a fazer algo mas ao mesmo tempo nos provê as condições necessárias para que desenvolvamos ou façamos aquilo que Ele nos ordenou.


À medida que vamos caminhando com o Senhor vamos recebendo tudo aquilo de que precisamos e também consequentemente vamos apresentando as condições para o desempenho do que Deus tem nos colocado nas mãos.


Quando lemos o texto de Paulo aos Filipenses, no capítulo 3, versículos de 12 a 16, vemos o apóstolo apresentar alguns itens indispensáveis para uma caminhada que agrada a Deus.




1. Humildade para reconhecer em que ponto se encontra da caminhada.


"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; "(v. 12a)


"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado;" (v. 13a)



Uma das características essenciais e indispensáveis para uma caminhada que agrada a Deus é a humildade. Paulo apresenta aqui a humildade necessária para reconhecermos em que ponto estamos na caminhada. É preciso humildade para reconhecer onde estamos e a necessidade que temos de percorrer o que ainda falta. 


Muitos se acomodam e desagradam a Deus justamente por ficaram arrogantes e orgulhosos achando que falta muito pouco ou que pretensiosamente já alcançaram a perfeição. Não sabem que esta perfeição só se dará quando Deus completar esta obra em nós e dificilmente se dará ainda nesta vida.


Onde você se encontra na caminhada cristã? Está parado? Está avançando? É preciso humildade para reconhecer onde estamos.




2. Disposição para percorrer o que ainda falta.


"mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus." (v.12b)


Paulo demonstra aqui a disposição que devemos ter para percorrer o que ainda falta da caminhada cristã. Só podemos percorrer a caminhada e ainda fazê-lo de uma forma que agrada a Deus com disposição.


Será que temos estado dispostos a percorrer a caminhada que Deus tem proposto a cada um de nós?



3. Planejamento consciente, estratégico e prático para a caminhada.


"mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão" (v.13b)



É preciso que tenhamos a consciência para fazermos uma caminhada de modo consciente, prático e estratégico. Paulo nos dá o exemplo quando diz que esquece-se das coisas que para trás ficam e avança para as que diante dele estão. 


Ele conscientemente deixa para trás todas as suas experiências, quer boas ou ruins, retendo delas apenas as lições e mantendo a gratidão, para avançar para os novo desafios que Deus tem para ele e que estão postos bem à sua frente. 


Em outras palavras, somos chamados a percorrer a caminhada cristã não nos apegando a nenhuma experiência de modo que fiquemos presos ao passado, amarrados a um saudosismo cegante que nos impede de prosseguir, mas avançando para os novos desafios que Deus tem, de fato, proposto a nós.


Será que existe alguma coisa que precisemos abandonar, nos desapegar? Será que existe algo que Deus tenha proposto para nós e que tenhamos deixado de avançar?


Lembre-se: precisamos planejar de forma consciente, prática e estratégica a nossa caminhada.




4. Foco bem definido.


"prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (v.14)


Paulo não encontra-se numa caminhada ou numa corrida sem rumo ou sem direção. Da mesma maneira, o nosso foco deve estar bem definido. O nosso alvo, o nosso objetivo, deve ser o Senhor Jesus. É para Ele que devemos olhar e na direção dEle que devemos caminhar. 


A esperança que deve permear o nosso coração é aquela de que um dia Deus completará a boa obra que Ele tem começado em nossas vidas. Neste dia, seremos como Jesus, receberemos em sua plenitude este prêmio dessa vocação soberana, a nossa completa e definitiva santificação.


Em direção temos caminhado? Se porventura temos caminhado em outras direções e para longe de Jesus, corrijamos a nossa rota para que não corramos em vão. 



5. Auto-avaliação constante da nossa trajetória.


"Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento;" (v.15a)



É preciso uma atitude prática e constante de auto-avaliação. Precisamos sempre consultar o nosso coração em Deus, e saber onde nos encontramos, como estamos e o que precisa ser melhorado. Ter este sentimento vindo da perfeição de Deus em nossas vidas, implica estar apresentando constantemente diante de Deus a nossa trajetória.



6. Sendo de responsabilidade com o que temos recebido de Deus .


"e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá."(15b)


"Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos "(v.16)



Deus tem nos abençoando grandemente. Apesar de todas as dificuldades e lutas, Deus tem nos abençoado copiosamente! Deus tem trabalhado esplendida e maravilhosamente em nossas vidas, concedendo-nos todos os recursos e ferramentas que precisamos para a trajetória.


A grande pergunta que fica para encerrarmos é a seguinte: O que temos feito com tudo isto que Deus tem colocado em nossas mãos? O que temos feito com o que Ele nos tem dado?


É preciso que nos responsabilizemos diante de Deus com o que Ele nos tem dado. Caso contrário: "e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá."(15b).


Invistamos tempo para nos aprofundarmos em nosso relacionamento com Deus e apresentarmos uma caminhada que o agrada.



Rev. Antonio Donadeli

0 comentários :