Vitória sobre as tentações 2 - Vencendo o mundo


Vencendo o mundo





"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?" 1João 5.1-5



Há três formas em que a palavra mundo é usada na bíblia.



1. Mundo no sentido de todas as coisas criadas por Deus. Ex: o universo, o cosmo, as estrelas, as montanhas e mares, planetas etc


2. Mundo no sentido de todas as pessoas, toda a humanidade.


3. Mundo no sentido de sistema contrário a Deus, lei que está em rebeldia a lei de Deus.


E é sobre este terceiro aspecto que nos referimos quando falamos sobre vencer o mundo. Há um sistema que encontra-se morto e mergulhado no domínio do maligno e que é oposto a vontade de Deus. Esse sistema não apenas deseja tragar-nos para que nos rendamos às suas práticas como também milita ferrenhamente contra todos aqueles que estão buscando fazer a vontade Deus.


Se por um lado, existe esta resistência e oposição ferrenha aberta e deliberada contra todos os que são de Deus e buscam fazer a sua vontade, há, por outro lado também, uma investida sutil, que busca aos poucos nos corromper e moldar nosso comportamento e forma de agir consoante às suas práticas mundanas e demoníacas.



João chama de mundo a soma de todos os poderes limitados e transitórios opostos a Deus, que dificultam a obediência.



Em que situações somos confrontados pelo mundo?



Às vezes são pressões morais – a perspectiva, os padrões e as preocupações de uma sociedade secular e ímpia. Às vezes são intelectuais (heresia) e às vezes físicas (perseguição). Mas, seja qual for a forma que o ataque do mundo à igreja tome, a vitória é nossa. No entanto, sabedores que o mundo encontra-se com os olhos fitos em nós precisamos constantemente depender do poder do Espírito Santo para não sucumbirmos a estas pressões.



O Pr. Ed Rene Kivitz, pastor da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo, certa vez contou o seguinte: Um irmão da igreja o procurou dizendo que tinha uma coisa boa e uma coisa ruim para contar a ele.


O irmão disse ao pastor que no seu emprego ele havia sido solicitado que mentisse em juízo. Havia acontecido uma situação em que seu chefe pediu que ele fosse a juízo e mentisse para beneficiar a empresa. O irmão contou ao pastor que ele atendeu ao pedido do chefe e mentiu.


Em seguida, o irmão contou ao pastor que depois disso mais uma vez, ele foi solicitado pelo chefe para que mentisse em juízo, mas desta vez o irmão respondeu que não faria mais isso. O chefe dele lhe respondeu: - Até que enfim, hein?!


O irmão perguntou ao chefe: - Como assim? Até que enfim? - Ao que o chefe lhe respondeu: - Você fez que com que eu queimasse a minha língua. Quando estávamos em reunião, e alguém sugeriu que pedíssemos a você para mentir, eu disse: - Não, ele não. Ele nunca vai se sujeitar a fazer uma coisa dessas. Ele é um cristão!



A grande questão é: como poderemos vencer este sistema pecaminoso e avesso ao padrão de Deus?



1º) Precisamos ter consciência de que Jesus já venceu.


Ele vai nos dizer em João 16.33 "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo". Se Cristo já venceu o mundo, e estivermos nEle não quer dizer que venceremos, mas que já vencemos! De posse dessa verdade é de suma importância que busquemos olhar, como o autor de Hebreus nos exorta, firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus.



2º) Crer naquilo que a palavra de Deus nos diz.


O mundo vive por aquilo que ele vê. É ver para crer. Nós, como filhos de Deus, chamados a andar não por aquilo que vemos mas por aquilo que cremos. 1João 5.4 "porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."


A condição indispensável para que vençamos o mundo é ter passado pelo novo nascimento. É impossível que alguém que não tenha nascido de novo, tenha dentro de si o desejo de não andar segundo o curso desse mundo. 


A palavra de Deus nos diz em Efésios 2.1-3 : "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais."


Só há possibilidade de vitória para aqueles que de coração sincero crêem que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Tal revelação para que creiamos só é possível se o Espírito de Deus abrir o nosso entendimento, regenerar a nossa alma e nos conferir a fé salvadora para que creiamos.


Em Jesus, e somente nEle, já vencemos o mundo. Os valores mundanos e opostos ao querer de Deus, militam e sempre militarão para que sejamos engolidos e aceitemos suas práticas. É necessário que a cada dia por meio da fé nos apropriemos da vitória de Cristo.


Somente pela fé, que nos é dada por Deus e é consequência da nossa geração em Deus é que poderemos ter condições de amar a Deus e ao próximo e obedecer aos mandamentos do Senhor. Estamos numa guerra e não há como não tomar partido de um lado. Ou estamos com Deus ou estamos com o mundo.


Lembrando que a palavra nos diz: "Não ameis ao mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;" 1João 2.15. Agora se de fato, temos tido experiência com o Senhor, o amor de Deus está em nós e poderemos escolher fazer a vontade do Pai, amando-o e buscando fazer a Sua vontade pela fé.


Para aqueles que encontram-se indecisos, em cima do muro, conta-se que havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. 



Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus. E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo. 


O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele: - Ei, você - desce do muro agora... Vem pra cá! Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. 


Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar à Satanás: - O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês? 


Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu: - É porque o muro é MEU. 


Nunca se esqueça: Não existe meio termo. O muro já tem dono.



Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?



Rev. Antonio Donadeli

0 comentários :