A HERANÇA DE DEUS PARA NÓS


Josué 14.6-15


O que acontece quando o nosso foco é o Senhor?





Nós temos: 


1. Confiança nas promessas de Deus (v. 7)


A confiança de Calebe nas promessas de Deus o fez ver as coisas de uma ótica diferente da dos demais. 


Os enaquins, terríveis moradores da terra de Canaã, fizeram com que os espias e o povo tremessem de medo. Contudo, a confiança em Deus de Calebe era tanta que ele junto com Josué afirmou que mesmo sendo grandes e poderosos, eles os devorariam como pão, pois o Senhor era com eles. 


Números 14.9 "Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais."


Enquanto os demais espias ficaram aterrorizados diante dos inimigos e consequentemente desmotivaram todo o povo, Calebe manteve-se confiante nas promessas de Deus e certo de que o Senhor permitiria que eles obtivessem a vitória.


O que tem norteado nossas vidas e trajetória ao longo de nossos dias sobre a face da terra? A opinião das pessoas, principalmente aquelas desprovidas do temor de Deus? Ou a palavra do Senhor e as suas promessas para nossas vidas?


Permitamo-nos ser guiados pela palavra do Senhor e confiemos nEle certos de que suas promessas se cumprirão em nossa vida!



2. Disposição no serviço de Deus (v. 11)


A disposição de Calebe para a obra de Deus era tamanha que ele mesmo depois de 45 anos conservava o mesmo ânimo e energia tanto para sair como para voltar do combate.


Quando penso nisso me lembro do Rev. Aníbal e de sua disposição para a obra do Senhor. Ele sempre fazia muitas visitas, muitos trabalhos, escreveu um livro, construiu templos e abriu trabalhos evangelísticos e igrejas etc e etc...


Sua disposição vinha do seu foco na herança. Ele sempre citava: 2Timóteo 1.12 "...porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia".


Quando o nosso foco está no Senhor, sem tirar os olhos dEle e sem pestanejar, estamos sempre dispostos para o serviço do nosso Deus. 



3. Perseverança na caminhada com Deus (v. 8)



A perseverança de Calebe é notória e o texto a menciona 3 vezes. Calebe não apenas manteve-se confiante nas promessas de Deus e disposto para o seu trabalho, mas conservou-se perseverante em andar com Deus. 


Ele não apenas foi firme no trabalho mas foi perseverante no relacionamento com Deus.


Hoje, existem muitos que iniciam uma caminhada com Deus. Mas à medida que vão caminhando e as coisas começam a ficar complicadas, à medida que as provações vão chegando, esquecem do compromisso assumido anteriormente, e desistem.


Contudo, no que tange a caminhada cristã, a nossa trajetória rumo ao que Deus tem preparado para nós, somos chamados a perseverar, não desistir, ir até ao final.


Numa formatura alguém disse: "Maior é o número dos que desistem do que daqueles que fracassam"


Por mais que as coisas pareçam não estar bem, por mais que as coisas aparentem que não haverá saída para nós. Somos chamados a perseverar na caminhada cristã.


Os demais espias e o povo não perseveravam muitas vezes em guardar a palavra do Senhor e caminhar com Deus, porque ouviam e prestavam atenção nas circunstâncias e em muitas outras coisas que não era o Senhor.


Muitas vezes, nós também deixamos de perseverar na nossa caminhada com Deus porque nos cercamos de muitas outras coisas e damos ouvidos a tantas vozes sendo que nenhuma delas, vem do Senhor.



Conta-se que uma vez um menino caiu em um lago congelado e foi salvo pelo seu amiguinho. Quando chegou a ajuda e perceberam que o menino havia salvo o outro, logo foi feita a pergunta: - Como ele conseguiu? 

A resposta que alguém deu: - Não tinha ninguém, para dizer que ele não conseguiria!


E assim também nós. Muitas vezes, desistimos e não perseveramos porque ouvimos tantas e tantas coisas, sendo que nenhuma delas vem de Deus. Que nós mantenhamo-nos perseverantes em nossa caminhada com Deus.


O texto termina dizendo: "E a terra repousou da guerra..." Uma maneira de narrar que as promessas de Deus foram todas cumpridas entregando a herança prometida ao seu povo.


Como cristãos, aguardamos a herança que nos foi, há muito, prometida. A herança reservada para nós, no céu. Quando Deus completará a boa obra iniciada em nós e nos dará o prêmio pleno da soberana vocação.


A vida eterna significa conhecer mais e mais plenamente a Deus e a Jesus, seu filho. Deus é santo e abomina veementemente o pecado. Nós, somos pecadores miseráveis. 


Para que possamos não apenas estar na presença de Deus e prosseguir em conhecê-lo plenamente, é indispensável que estejamos conformados à imagem de Cristo. Esta total transformação, esta obra completa, o completar de tudo isso é também parte da nossa herança.


A vida cristã nos convida a ter disposição, perseverança e confiança para obtermos a herança. Só mantemos a confiança, a disposição, e a perseverança se focarmos na nossa herança. Uma coisa é conseqüência da outra.


Calebe confiou, se dispôs e perseverou, focando na herança, e a recebeu. Ele herdou o monte Hebrom. Hebrom quer dizer união.


Se nós focarmos na herança que Deus tem pra nós, certamente receberemos dele a confiança, a disposição e a perseverança para recebermos o que Ele tem preparado para nós. A nossa união plena, indissolúvel e eterna com Deus. 


Deus o abençoe em nome de Jesus!



Rev. Antonio Donadeli

0 comentários :