PIEDADE VERDADEIRA, DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS



Atos 5.1-11


Piedade = compaixão = somos filhos da compaixão porque o Senhor é compassivo. Somos chamados a demonstrar essa compaixão verdadeira que temos recebido do Pai.



Este episódio relatado aqui ocorreu quando a igreja estava recém-nascida. Muitos vinham até os discípulos e depositavam aos seus pés os valores correspondentes à venda de propriedades para alivio aos necessitados e socorro aos mais carentes. Depositar aos pés dos apóstolos não quer dizer que eram ofertas ou presentes pessoais aos líderes da igreja mas que os montantes eram depositados em custódia deles para serem usados posteriormente com os mais necessitados.


É nesse ambiente que surgem Ananias e Safira vendendo também um terreno e vindo depositar parte desta venda aos pés dos apóstolos. Até aí nada de errado, a não ser o fato de que eles venderam a propriedade por um valor, retiveram parte dele e trouxeram o restante, alegando ser este o valor total da propriedade. Em outras palavras, eles mentiram a Pedro, porque desejavam ostentar uma coisa que não eram, mostrar que estavam fazendo algo que na verdade não estavam.


Pedro vai repreender a Ananias dizendo que ele não era obrigado a vender o terreno. Também mesmo tendo-o vendido ele não era obrigado a dar tudo para a igreja. Contudo, o seu grande pecado foi mentir ao Espírito Santo dizendo que haviam vendido o terreno por um valor e estavam dando tudo, quando na verdade o valor tinha sido maior e eles haviam retido boa parte do valor total.


O PECADO DA OSTENTAÇÃO


Ostentar = Expor, mostrar algo, levantar à vista de todos, transparecer.


Ostentação = Ação ou efeito de ostentar; afetação na maneira de exibir riquezas ou dotes; alarde de ações ou qualidades.



Querer mostrar ou transparecer aos outros aquilo que nós não somos. O casal permitiu que Satanás enchesse o seu coração e aqui começou um lamentável mal para estas vidas... Parte da culpa por esse pecado ou o que nos leva a isso é a nossa motivação. O porquê fazemos as coisas.


Por que fazemos as coisas que fazemos? Querer agradar aos homens e ser louvado por eles? Ou agradar a Deus e ser honrado por Ele? Aplausos de Deus ou dos homens?


A MOTIVAÇÃO ERRADA LEVA A OUTROS PECADOS:


- A MENTIRA.


Ananias e Safira acharam que estavam enganando Pedro e os apóstolos e também a Deus. Grande foi a surpresa deles quando descobriram que não conseguiram enganar o Espírito Santo. Sua mentira teve uma punição muito severa.


Hoje, podemos até enganar aos irmãos, a igreja, a liderança, mas existe um que ninguém consegue enganar: Deus. A palavra é clara em afirmar que de Deus ninguém zomba, aquilo que o homem plantar isso ele colherá. Gálatas 6.7 "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará."


Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo para continuar sustentando uma farsa. Sua motivação era ostentar para mostrarem-se pessoas desprendidas dos recursos e quem sabe colocarem-se em evidência e projeção como Barnabé foi colocado. Contudo, o casal antes de ser generoso demonstra mesquinhez, avareza e desejo de ostentação de uma vida piedosa o que estava longe de ser uma realidade.


O JUÍZO CERTO DE DEUS SOBRE O PECADO DA OSTENTAÇÃO


Por fim, diante de uma motivação errada para se ostentar aquilo que não somos, vem a mentira e o orgulho e, não havendo arrependimento sincero, vem o juízo de Deus.



Tanto Ananias quanto Safira tiveram sua oportunidade. Mas como a palavra nos diz: "Um abismo chama outro abismo" Salmos 42.7 e assim "pecado chama mais pecado" até que a pessoa esteja totalmente atolada. Esse casal não se arrependeu e sofreu o juízo severo de Deus. Caíram mortos aos pés de Pedro e foram levados pelos moços a sepultura.


A conseqüência de pecarmos deliberadamente é entrarmos debaixo do juízo de Deus e este é terrível. Que tal não nos aconteça e se temos caminhado de maneira que desagrade a Deus, arrependamo-nos enquanto é tempo para que não sintamos o peso do juízo divino sobre nós. 


Deus tenha misericórdia e despertemos arrependidos o quanto antes, se porventura, encontramo-nos em caminhos que desagradam ao Senhor.


O PROPÓSITO DO JUÍZO DE DEUS SOBRE O PECADO


"A pessoa sábia não precisa errar para aprender, ela consegue aprender com o erro dos outros". 


Quando Deus traz juízo este tem também o propósito além de julgar o pecado trazer temor ao coração daqueles que se encontram diante dele. Feliz é aquele que faz leituras sábias e edificantes das situações que ocorrem ao seu redor. A palavra diz que diante da morte trágica deste casal, sobreveio temor ao coração de toda a igreja. 


Atos 5.11 "E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos"


Esse temor não é apenas um medo de ser fulminado por Deus, mas o respeito, a reverência devida a sua santa presença e palavra. É o receio de fazer algo que desagrade a Deus. É o lembrete de que Deus é santo e majestoso e é digno e merecedor que nos acheguemos a Ele com todo respeito e quebrantamento em nossos corações.


Em outras palavras, a igreja fez uma leitura de que é necessário andar em temor e santidade diante de Deus. Embora Ele seja o Deus amoroso, clemente e misericordioso, que ama o pecador, o Senhor também é Santo, Justo e destesta o pecado.


Que nossa igreja faça esta mesma leitura e busque a cada dia andar em temor e santidade diante de Deus.



Aqui está uma história de ostentação, pecados provenientes de uma vida de aparência, o julgamento certo de Deus sobre o pecado e o dever de andarmos no temor do Senhor.


Ananias e Safira queriam ostentar uma piedade que não tinham. Por causa dessa motivação espúria, mentiram ao Espírito Santo e mantiveram seu coração orgulhoso. O juízo de Deus foi certo e severo sobre eles. Ao mesmo tempo que Deus julgou o pecado no meio da sua igreja, Deus suscitou temor e reverência para com a sua pessoa.


1) Aprendemos, portanto o quão necessário é que vivamos uma vida de simplicidade, sendo o que somos diante de Deus e dos homens.


2) Aprendemos que devemos buscar a aprovação de Deus e não os aplausos dos homens.



3) Uma motivação errada leva a outros pecados e consequentemente uma conduta que desagrada a Deus.


4) Deus segundo a sua vontade pode julgar esses pecados trazendo conseqüências terríveis de seu julgamento.


5) Quando vemos o juízo de Deus exercido sobre alguém devemos temer e buscar mais reverencia diante dEle.


O nome Ananias significa: "O Senhor tem sido clemente", embora tivesse um nome desses Ananias não soube aproveitar o tempo de misericórdia que Deus havia concedido a ele.


O nome Safira significa: "Formosa", embora tivesse um nome com esse significado seu fim não foi nada formoso. Ela sofreu o severo juízo de Deus como seu marido também o sofreu e teve uma morte trágica. 


Essa história é um termômetro para que meçamos a que temperatura tem andado a nossa vida cristã. Será que temos vivido uma vida de aparência, com uma espiritualidade morna e uma piedade falsificada e fria? 


Qual tem sido a nossa motivação ao fazer as coisas que dizemos fazer para Deus? Talvez esteja passando aí no seu coração: "Fulano(a) tinha que ler isso!". Contudo essa palavra é para que todos nós analisemos a nossa mais profunda motivação.


Será que temos mentido e sido orgulhosos para não reconhecermos onde temos falhado? É preciso que deixemos a mentira, a farsa, a arrogância e o orgulho.


Qual tem sido a nossa atitude ante o juízo iminente de Deus? Se for conosco, corrijamo-nos enquanto é tempo. Se for com outros, lembremos o que a palavra nos fala: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia."1Co 10.12 



E lembre-se: "O Senhor tem sido clemente". APROVEITEMOS ENQUANTO É TEMPO!



Rev. Antonio Donadeli

0 comentários :