UMA FÉ QUE ATRAVESSA GERAÇÕES



A maioria das vovós deixa nos corações de seus netos uma profunda, meiga e feliz lembrança desde a mais tenra idade.



Esta lembrança é fruto do seu carinho e amor tão singulares com os quais tratam seus netinhos.



Devido a sua longa experiência, a vovó, que é mãe pela 2ª vez (algumas tem o privilégio de o ser pela 3ª e, algumas, raras, pela 4ª vez), a vovó deixa transbordar sobre os seus netos toda doçura, encanto, amor, carinho sem medida...



Há quem diga que a vovó é a mamãe com açúcar...



Tudo isso para nos referirmos ao papel tão importante que você, vovó, ocupa na vida de seus netos e o quão especial é para cada um deles...



Mas a palavra de Deus também nos fala de uma avó que marcou de uma maneira singular e toda especial a vida de seu neto...



Uma avó que foi exemplo em algo chamado por uma palavrinha tão pequena, mas grandioso e que tem um poder ainda maior: a Fé.



VOVÓ LÓIDE: EXEMPLO DE FÉ – 2 Timóteo 1.5



A fé desta vovó chamada Lóide é a fé única e exclusiva na pessoa do Senhor Jesus Cristo.


Todas as vovós são convidadas a seguirem o exemplo da vovó Lóide e colocarem sua fé em Cristo.


Mas, por que esta fé é tão exemplar? Porque é:




1. UMA FÉ SINCERA (V. 5) – "Fé sem fingimento".


O que é uma fé sincera? É uma fé genuinamente comprometida em suas atitudes com aquilo que diz crer.


Não apenas diz crer, mas age conforme esta fé.


Paulo pôde observar a sinceridade da fé de Timóteo porque esta foi passada a ele pela sua mãe que por sua vez recebeu da vovó Lóide.


Se esta fé não fosse sincera, nem Eunice, nem Timóteo provavelmente demonstrariam esta mesma fé. Não por instrumentalidade de Lóide, pelo menos. Deus tem os seus meios de cumprir os seus propósitos independentemente do êxito ou da falha humana.


Mas o que queremos ressaltar aqui é que a vovó Lóide só é mencionada por Paulo porque certamente ela foi quem influenciou direta ou indiretamente seu neto por causa da sinceridade de sua fé.


Deus usou graciosamente a sinceridade de sua fé para abençoar a vida de seu neto: Timóteo.


Deus deseja usar a sinceridade de sua fé para abençoar seus netos.




2. UMA FÉ QUE ATRAVESSA GERAÇÕES (V. 5) – "De avó, para mãe e agora para filho".


A palavra de Deus nos diz que "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (Romanos 10.17).


Para que esta fé pudesse atravessar gerações foi necessário que ela chegasse até alguém primeiro para depois ser compartilhada.


O meio pelo qual esta fé é dada é a palavra de Deus.


Para que a fé pudesse chegar até Timóteo foi preciso que ele ouvisse a palavra de sua mãe Eunice, que por sua vez provavelmente, aprendeu de sua mãe, a vovó Lóide.


Deus está disposto, por meio de sua palavra, a entregar a você, vovó, a fé que não apenas pode transformar o seu presente, mas atravessar gerações mudando para sempre o futuro de seus netos.


Assim como a vovó Lóide recebeu esta fé e a compartilhou. Você, vovó, é também convidada a receber esta fé e compartilha-la com seus filhos e netos.




3. UMA FÉ INESQUECÍVEL (V. 5) – "Recordação que guardo da tua fé".


A razão pela qual Paulo recorda e com alegria a fé de Timóteo é justamente porque ele não pode esquecer a sinceridade desta fé que atravessou gerações.


Justamente por isso, esta fé torna-se inesquecível pois deixa marcas e recordações não apenas por uma vida, mas por toda a eternidade...


Esta também é característica da fé que Deus deseja conferir a você, vovó.


Uma fé inesquecível, porque quem a tem jamais se esquece dela e também quem convive com quem a tem nunca se esquece mas relembra com alegria a sua influência.


Que através da palavra de Deus, o Senhor venha encher o seu coração, vovó, com esta fé inesquecível, que é firmada na pessoa de Jesus Cristo.


Uma fé que ao recebê-la e ser transmitida aos seus netos não será jamais esquecida mas lembrada com alegria por todos aqueles que convivem ao seu lado.




CONCLUSÃO:



* Qual tem sido a lembrança que você, vovó, tem deixado para seus netos? Na vida deles?

* Por mais felizes, meigas e carinhosas que possam ser tais lembranças, há uma a ser deixada que jamais se apagará...

* Esta lembrança refere-se a fé no Senhor Jesus Cristo...

* Por que esta fé deve ser única e exclusiva no Senhor Jesus Cristo?

* Porque:

* Ele é o único que nos leva ao Pai. (João 14.6)

* Ele é o único mediador entre nós e Deus. (1Timóteo 2.5)

* Ele é o único que nos dá a vida eterna. (João 10.28)

* A vovó que tem esta fé no Senhor Jesus certamente deixará marcas indeléveis na vida de seus netos, tal como a vovó Lóide deixou na vida de seu neto Timóteo.
* Ilustração: Gregory Mcnutt – Contando sobre uma menina drogada, desenganada, abandonada, e que se prostituia... Ela parecia totalmente sem esperança... No meio ele canta uma musica bem desafinada: Mas ela tinha uma avó que orava, orava, orava, orava e orava...


Que Deus as abençoe grandemente! Feliz Dia da Vovó...



Rev. Antonio Donadeli

0 comentários :