FAHANDRIAMPAHALEMANA




"Mas o fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz..." Gálatas 5.22


Eu não sei quantas palavras os malgaches usam para PAZ, mas segundo o que vi, trabalhando numa decoração na escola do Josué, uma delas é fahandriampahalemana. Eu não sei se você consegue pronunciar esta palavra, após tê-la lido pela primeira vez. Se consegue, Parabéns! Esteja certo da minha limitação e de uma grande maioria que não poderá fazê-lo. 


Mas, o verdadeiro desafio está longe de ser este: Ler a palavra PAZ na língua malgache e pronunciá-la tirando os olhos do texto. O desafio mesmo é ter a realidade do seu significado no coração. Paz não é um minério extraído da terra, não nasce no campo, não sai pela torneira da pia, nem vem no balde da cisterna. Paz..., paz é um fruto, mas estranho aos pomares deste mundo. 


Paz vai muito além de ausência de balas, de um linguajar polido, de um período de trégua, de silêncio na trincheira, de falta de munição. Você sabe porque não há paz no mundo? Porque ela foi perdida lá no Éden. 


E, desde então, ela está em falta. Assim, não se assombre com sua ausência nas ruas do seu bairro, nas praças da sua cidade, nas rodovias do seu país ou no seu continente. 


Mas, ela pode ser ainda re-encontrada? Bem certo que sim! Jesus nos diz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou;...." O apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz..." E, aos irmãos de Roma: "Justificados, pois, mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, temos paz com Deus."


A fonte de paz está aqui: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. O homem precisa resolver seu problema com Deus. E então, somente depois disto, é que ele terá paz na sua alma e em sua casa. Sem se voltar à fonte, o Deus triúno, não nos enganemos, o mundo tornar-se-á mais e mais numa ruína, suas cidades em escombros, e sua sociedade, ávida de guerra e de sangue.


Pr. Moisés Suriba – missionário no Senegal

0 comentários :